Voltar

CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA AFIRMATIVA DA IDENTIDADE ÉTNICA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivo

Metodologia

Construir uma prática pedagógica que promova a afirmação da identidade étnica das crianças na Educação infantil, procurando desconstruir preconceitos e estereótipos relacionados à cultura africana e afro-brasileira, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho que destaque o negro como sujeito ativo na construção de nossa sociedade.

Atividades

Destacamos aqui, três experiências, as quais consideramos mais significativas: a releitura do livro `Tudo bem ser diferente` de Todd Parr, o Projeto dos Bonecos e a Oficina de bonecas Abayomis. Na releitura do livro confeccionamos um livreto com fotos e frases sugeridas pelas crianças. Já no Projeto dos Bonecos cada semana uma criança levava o boneco para casa, juntamente com um kit costura, lá ele era caracterizado e com o auxílio da família, registrava-se no diário de bordo da turma todo o processo.Na oficina de bonecas Abayomis, os familiares puderam interagir com as crianças e com a escola, construindo saberes, práticas e relações mais afetivas. Esta oficina simbolizou o verdadeiro significado da palavra da língua yorubá Abayomi, (Abay = encontro, omi = precioso).

Resultados

Dentre os resultados alcançados pudemos observar a desconstrução da imagem negativa do africano como povo bárbaro, primitivo e sem cultura. Bem como experiências e vivências significativas com a cultura africana e afro-brasileira, como também de aproximar família e escola, promovendo ações afirmativas ao trabalhar a história africana através de sua literatura em diálogo com pais e crianças. Observamos a melhora da autoestima das crianças através da valorização da cultura afro-brasileira e da estética negra.

Docentes

Valquíria Maria da Mata Geraldo Matos e Andréa Rodrigues de Oliveira

Imagens