Voltar

Africanidades na EJA

Objetivo

Conhecer e aprofundar os estudos sobre a história da cultura africana e suas influências no cotidiano e na formação identitária; conscientizar e aplicar os valores de convivência democrática, ética, o respeito aos direitos humanos e a diversidade étnico-cultural, identificar a origem das desigualdades sociais e culturais impostas historicamente.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas para introdução ao Projeto Africanidades na EJA. Pesquisa de campo com coleta de dados e relatos no ambiente de trabalho e nos setores sociais nos quais convivem, tabulação e análise dos dados obtidos. Leitura, interpretação, análise e produção interdisciplinar de textos dos diversos gêneros textuais (gráficos, tabelas, mapas, artigos de opinião, campanha publicitária, ilustração). Produção da revista compilando todas as atividades trabalhadas durante o projeto.

Atividades

Pesquisa de campo, confecção de gráficos e análise dos resultados obtidos, sobre: Etnia, racismo e discriminação no ambiente escolar, no trabalho e comunidade. Elaboração de relatos pessoais sobre atitudes discriminatórias e racistas, vivenciadas ou presenciadas pelos alunos. Webquest: pesquisas sobre a história e cultura africana. Releitura de obrasde arte: técnica de fotografia, reproduzindo-as como protagonistas e uso de materiais recicláveis. Palestras aos alunos aberta à comunidade escolar sobre a inserção do afrodescendente no mercado de trabalho com o escritor da cidade José Carlos Barbosa. Feira cultural, durante a semana da Consciência Negra, com degustação de comida típica afro-brasileira, exposição e socialização dos trabalhos desenvolvidos e entrega do periódico: Revista impressa colorida com 12 páginas para cada um dos visitantes.

Resultados

1. Envolvimento de 100% dos alunos durante toda a execução; participação de 70% da comunidade escolar com a socialização da revista `Africanidades na EJA`. 2. A conscientização dos alunos sobre suas origens e a superação de atitudes discriminatórias e racistas. 3. O efetivo cumprimento da lei n. 10.639/03. 4. Projeto divulgado na Conferência ERER (Rib. Preto-30/08/2013) e apresentado na I Conferência Estadual da Educação para as Relações Étnico-raciais: 10 anos da lei 10.639/2003. (12/09/2013).

Docentes

Sônia Iraci Siqueira - Língua Portuguesa Patrícia Mara Estrela Manso - História Sônia Elisama Aissa - Arte
Eveline Bis - Arte
Ricardo Lopes Rossi - Arte

Imagens