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Sistematizando e materializando a Cultura Corporal Afro brasileira na escola através da Pedagogia Histórico Crítica

Objetivo

Consolidar ações que materializem a Lei 10.639/03 e possibilitem o acesso a este conhecimento negado historicamente a educação brasileira de forma não folclorizada para os estudantes do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio do CEMD. Tendo como parceiros o PIBID – EDUCAÇÃO FÍSICA e CIÊNCIAS e os grupos de Pesquisa LEPEL, CRESCER, ENCIMA – UFBA e ABECIM.

Metodologia

Fundamentamos pedagogicamente o trabalho com a TEORIA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – CRÍTICO SUPERADORA. Como método: Aulas expositivas, seminários, oficinas, elaboração coreográficas e ciclos de estudos.

Atividades

- Aulas expositivas sobre o contexto histórico da formação do povo brasileiro e a contribuição do povo africano para os estudantes do CEMD, VISITA AO BLOCO AFRO ILÊ AYIÊ, OFICINAS de Danças de matrizes africanas e capoeira em articulação com a ginástica para estudantes do CEMD. Estudos dirigidos com os Bolsistas do PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA E CIENCIAS UFBA. APRESENTAÇÃO DA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA EM CONGRESSOS ACADÊMICOS COM PIBID EF – UFBA. EMPODERAMENTO DAS MULHERES EM ILHA DE MARÉ COM GRUPO CRESCER E ABECIM. FESTIVAL DE GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA – apresentação coreográfica e trabalho pôster acadêmico. Estudantes do CEMD – Professoras – PIBID EF UFBA. FESTIVAL DE DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS NO CEMD. - Participação III ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTA – ORIENTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM CONJUNTO COM O PROFESSOR DE MATEMÁTICA com apresentação de trabalho. (PARCEIRO GRUPO ENCIMA UFBA E PIBID CIENCIAS).

Resultados

Participação dos estudantes do CEMD em atividades extra muros da escola, Elevação da auto estima dos alunos, empoderamento de mulheres e jovens da comunidade Quilombola de ILHA DE MARÉ E SÃO THOMÉ DE PARIPE. Elevação do IDEB em 2011 – 1,9 para 2,1 em 2013. Melhoria das condições de trabalho da Educação Física quanto à estrutura física da escola. Formação de parceria UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E COLÉGIO ESTADUAL MARCÍLIO DIAS, DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS nos veículos de comunicação e anais de congressos e seminários. Participação com artigo no livro EXPERIÊNCIAS QUE INSPIRAM PETROBRÁS (p. 58-64). Aguardamos publicação da experiência no Banco de dados do PASEM – PREMIO PAULO FREIRE (ESTAMOS ENTRE AS 30 VOTADAS POSTIVAMENTE) e Livro OLHARES PIBID UFBA. “Empoderar e dar acesso ao conhecimento científico sem negar o saber popular, esta é a função social da escola para nossos Quilombolas.”

Docentes

Josiane Cristina Climaco e Márcia Lúcia dos Santos

Imagens