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Sou Negro, sim! Construindo a identidade racial pela diversidade, a partir de uma Cultura de PAZ

Objetivo

Instrumentalizar os alunos com as ferramentas necessárias para que ele tenha consciência da importância e influência da cultura africana na sociedade atual, visando à construção de sua personalidade, seja como afro-descendente ou não, além de estimular o respeito à diversidade, a partir da valorização de sua origem, sua cultura, sua religiosidade e sua autoestima com base na cultura de paz e não violência.

Metodologia

Atividades que promovam a participação direta dos alunos nas reflexões e diálogos, na aplicação e interpretação dos textos, poemas, histórias afro-brasileiras, músicas, documentários, vídeos e filmes. Atividades que permitam ao aluno compreender sobre a diversidade afro-brasileira, com a organização de um encontro cultural (exposição e degustação de comidas de origem Africana). Aulas de campo na comunidade quilombola do Trabalho, rural e urbano, na cidade de Santa Luzia, com a finalidade de unir a teoria com a prática, através das relações sociais, levando o aluno à compreensão do tema proposto. Metodologia Liga Pela Paz nas aulas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental: nove personagens que traduzem valores como amizade, alegria, respeito ao idoso, amor, respeito ao meio ambiente e ao próximo, otimismo, liberdade, paz e solidariedade. A riqueza dessas personagens auxilia as crianças a compreenderem suas emoções, a interagir de forma mais harmoniosa com os colegas. Há encenações, danças, músicas, caminhadas reflexivas que aproximam mais os alunos, tornando-os mais empáticos, compartilhando saberes e emoções, despertando-os, também, para valorização da sua história e compreensão da relação com o outro.

Atividades

Ressaltam-se atividades interdisciplinares como, por exemplo: palestras sobre temas inerentes aos objetivos do projeto, causado reflexões e envolvimento de toda comunidade escolar; atividades de campo junto às comunidades quilombolas; construção de grupos culturais na escola través da música, dança e teatro; organização de mostras culturais; caminhadas reflexivas para sensibilizar a comunidade; aulas de educação emocional e cultura de paz e não violência a partir da metodologia Liga Pela Paz.

Resultados

Como resultado do trabalho destacam-se os seguintes pontos: envolvimento e integração da comunidade quilombola com a escola; aceitação e auto-valorização dos alunos afro-brasileiros da sua origem racial; mudança de atitude do alunado com respeito e tolerância à diversidade racial na escola. Em termos práticos, elencamos outros resultados: implementação da Lei 10.639/03 nas atividades curriculares e prática pedagógica interdisciplinar, além da formação de banda afro, grupo de capoeira e banda de percussão. Por fim, os educadores perceberam, também, uma significativa mudança no comportamento de seus alunos, destacando a importância da educação emocional e social para a redução da violência e melhoria da aprendizagem e a eficácia da metodologia Liga Pela Paz na escola. Os alunos apresentam-se mais focados, calmos e participativos e interagem com amigos e adultos de forma mais alegre, comunicativa e respeitosa.

Docentes

José Alves dos Santos Júnior – Diretor

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