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Nossa gente, nossa história.

Objetivo

Alicerçado nas Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola, esse trabalho busca resgatar e refletir sobre a importância histórica da formação da comunidade quilombola, valorizar e promover a identidade e o respeito à herança de luta, saberes da ancestralidade dos afro descendentes, visando a igualdade e superação da violência e da discriminação de gênero e de raça.

Metodologia

Pesquisa de campo com entrevista das pessoas mais velhas a fim de resgatar a identidade da escola quilombola e nortear as ações do projeto. Daí, realizou-se pesquisas sobre o surgimento da nossa comunidade de Porto dos Cavalos, levantamentos de atividades desenvolvidas na comunidade de origem africana, festas locais, construção da história local pelas crianças ( 4° e 5° ano ), registro local de lendas, atividades com argila e búzios, aula coletiva, construção de cartazes, exibição de vídeos temáticos, estudos em grupos e coletivo dentro e fora da sala de aula, palestra sobre sustentabilidade e Culminância dia 20 de novembro.

Atividades

Pesquisa de campo com entrevista com as pessoas mais velhas com o objetivo de resgatar a identidade da escola e nortear as ações do projeto. Logo, pesquisamos sobre o surgimento da nossa comunidade de Porto dos Cavalos, levantamentos de atividades desenvolvidas na comunidade de origem africana, festas locais e registro local de lendas. Além disso, foi realizado trabalhos com os alunos como: recriar trajetos de percursos feitos por grupos africanos neste território, representação criativa da obra Flitcs de Ziraldo ( Artes em Cores ) através da transposição da linguagem verbal para não verbal, construção de canoas, bonecos de argila, ratoeiras ( instrumento de pesca de caranguejo ), criação de paródia com o tema retratando a Ilha de Maré, painel da sustentabilidade, apresentando alternativas de pesca com linha; aula externa sobre a Revolta de Búzios ( construção de uma pulseira de búzio para cada aluno ), exibição dos filmes O cabelo de Lelê ( 1° ano ), Kiriku 1 e 2 ( 1°, 2° e 3° ano ) As tranças de Pinton – Edc. Infantil. A culminância foi no dia da Consciência Negra com apresentação da história local e de personalidades negras que marcaram a história brasileira e a história mundial com a riqueza do seu patrimônio cultural. Foi realizado um concurso para valorizar a beleza negra local. Nossas alunas se enfeitaram e fizemos um desfile de significativa importância e apreciação da comunidade, conforme algumas fotos que estão abaixo: Figura 1: Alunos do Fundamental 1 Figura 4: Jouse, Fundamental 1

Resultados

Como resultados alcançados tivemos a aprendizagem dos alunos, pois a maioria não sabia que pertencia a uma comunidade quilombola nem o significado disso e, em seguida, a continuidade e implementação das ações em 2014, reconstrução do Projeto Político Pedagógico norteado pelas Diretrizes Curriculares para Educação escola Quilombola e adequação do Currículo escolar de acordo com a temática quilombola, bem como também a redefinição da Missão da escola ( Oferecer uma educação de qualidade contextualizada à especificidade da comunidade, valorizando aspectos históricos, socioculturais e de igualdade de gênero e de raça do povo quilombola ). Revendo nossa trajetória, reafirmando nossa identidade.

Docentes

Girleide da Silva Xavier e Carla Luciana Rodrigues

Imagens