Formação social e psicológica dos valores éticos/morais e do cidadão pleno de direitos e deveres através da utilização do teatro de bonecos; Construção da identidade e do juízo moral da criança, baseada na justiça social, na igualdade racial, na equidade e na felicidade para cada um e todos os seres humanos, respeitando as diferenças, dissociando sempre a diferença da inferioridade.
A metodologia utilizada é pautada nos desejos das crianças, famílias e educadores/as. Baseamos nosso trabalho no diálogo, nas relações saudáveis, sempre valorizando as vozes, tanto das crianças e famílias quanto as dos/das educadores/as.
4 Peças com teatro de bonecos com o tema diversidade étnico-racial; Confecção de bonecas/bonecos pertencentes a diferentes etnias e bonecas Abayomi; Mediação de leitura e contação de histórias africanas e afro-brasileiras; Heróis negros; Identidade – Auto retrato; Participação das famílias nas atividades enviadas semanalmente para casa; Envolvimento das famílias no projeto e eventos da Unidade; Encontros de formação com educadoras/es, pais, famílias e comunidade; Visita ao Museu Afro-Brasil e Centro Cultural Jabaquara; Participação dos/as funcionários/as em diversos seminários, palestras e cursos promovidos pela Rede Municipal de Ensino com a temática Igualdade racial e de gênero; Mostra Cultural.
Envolvimento das crianças, famílias e educadores/as nas ações e eventos com relevante participação da comunidade. Superação de muitas práticas e visões preconceituosas; Construção de intervenções e atitudes no combate ao racismo. Crianças, famílias e educadores/as demonstrando maior valorização de suas raízes e respeitando as diferenças. Os principais resultados são imensuráveis, pois foram observados em sensíveis mudanças de falas, posturas, toques e olhares.
Anali Ernades Felicetti Pavani como coordenadora pedagógica e todos/as os/as demais funcionários/as da Unidade Escolar.