Atender a proposta do projeto político pedagógico, temas abordagem metodologias, bem como legislações vigentes que ampara cultura ético racial resgatando a cultura quilombola local, e ajudando a comunidade escolar quebrar preconceitos e valorizar suas próprias raízes.
- Trabalho de campo em visita domiciliar em casas de pessoas mais velhas. Aula dialogada sobre o assunto pesquisado com produções escrita. História dramatizada com o pescador e poeta catrumano Carlúcio. Criação de desenhos das peças artesanais pesquisada pelos alunos. Coletas das peças artesanais com montagem dos estandes. Exposição do tema em uma feira de conhecimento
Após reconhecimento oficial da certificação, em reunião estudamos documentos oficiais e outras fontes bibliográficas que norteia a Educação ético racial quilombola, abraçamos a causa e adequamos nossos planejamentos com o objetivo de resgatar a cultura local e estimular o aluno valorizar as suas próprias raízes. Desenvolvemos trabalho de campo com os alunos, buscamos as pessoas mais velhas da comunidade conhecemos a cultura dos ancestrais desta comunidade. O assunto foi levado para uma feira de conhecimento e apresentado para a comunidade local e circunvizinhas. Recebemos um público significativo, TV local e técnicos da Secretaria da Educação que apreciaram o trabalho dos alunos e se encantaram com o tema e a linguagem oral dos discentes
Concluímos que o presente trabalho contou com uma gestão participativa da comunidade escolar, permeado todos os universos disciplinares desestabilizando estigmas que definiram ao longo dos tempos e oferecendo nossos alunos uma leitura histórica inclusiva para superação do preconceito racial, reconhecimento a valorização da história e cultura local, com ações permanentes no cotidiano escolar, abrindo caminhos para seu desenvolvimento social, intelectual, critico e participativo
Adélia dos Santos Dias