Promover discussões, exposições, artes, palestras, visitas e outras atividades que possam determinar uma maior valorização da cultura nativa por parte das novas gerações; Discutir a questão racial no Brasil, dando destaque à participação do negro na formação étnica e cultural do povo brasileiro, e, principalmente como peça principal na produção econômica; Construir uma mudança pedagógica no currículo escolar para que se possa discutir a discriminação étnica/racial na sala de aula, em todas as disciplinas.
A Semana de História dos povos da Floresta e a Semana da Consciência Negra, faz parte do currículo da escola e do calendário da comunidade; Escolha de um tema gerador, pelo conjunto de educadores e levantamento dos conteúdos e produtos (dança, teatro, música, poesia) a serem desenvolvidos em cada área do conhecimento;
Nas aulas foram abordados vários temas. Sobre a temática indígena: extermínio, lutas e conquistas, demarcação de terras, conhecimento da biodiversidade e biopirataria. Sobre a questão negra: discriminação racial, democracia racial, cultura e religiosidade negras. Aulas expositivas, debates a partir de vídeos, palestras e exposição; Exposição fotográfica e de artesanato; apresentação de teatro, músicas e dança, com participação de comunidades indígenas.
Os alunos passaram a ser mais críticos com relação à discriminação de índios e negros. Nós, professores, tivemos a oportunidade de rever nosso fazer pedagógico. Para formar o aluno cidadão, temos que fazer com que ele confie em sua capacidade de produzir conhecimentos; temos que mudar nosso fazer na sala de aula. Podemos dizer que houve troca de conhecimentos.
Agatângela Alves de Oliveira
Carla Cláudia Lima Martins
Francisca da Silva oliveira
Helenilce Pereira Costa
Júlia Almeida Neves
Maria das Graças S. Cipriano
Maria Edneuza Laborda Bezerra
Maria Elizabeth C. da Silva
Núbia Santana Lopes
Wilson de Souza Pinto
Cecília Ribeiro Maquine
Gilcele Rocha da Silva
Odilane Socorro de A. Moldes
Silvana Magalhães Costa
Rosinei Ferreira da Silva
Luiz Carlos dos Santos M. Júnior
Lílian Cristiene do Nascimento Padilha
Maria Mara C. Pacheco
Dorotéia Barros de Lima