Identificar a formas de organização social das culturas indígenas, conhecendo e respeitando seus aspectos característicos. Exercitar a crítica sobre a imagem estereotipada do índio, que é transmitida principalmente pela mídia. Conhecer a FUNAI, suas intervenções, ações e resultados positivos ou negativos para os povos indígenas.
- Rodas de conversa para abordagem dos temas, esclarecimento de dúvidas trazidas pelos alunos e discussão de questões de interesse individual ou coletivo; - Pesquisa e socialização das informações obtidas; - Aulas expositivas; - Apresentação de vídeo; - Dramatização, música indígena, confecção de utensílios de barro; - Atividades extra-classe; - Exposição das produções dos alunos e de objetos artesanais
Pesquisas sobre a cultura indígena brasileira, com participação de pais e funcionários da escola; Realização do ritual da fogueira; Construção de um forno e de utensílios de barro; Acantonamento dos alunos na escola, com a visita de uma família indígena que contou suas histórias e costumes e que preparou o jantar e o ritual da fogueira.
Foi observada a aprendizagem, pelos alunos, de uma maior identificação dos índios brasileiros. Compreenderam os aspectos positivos e negativos da influência do homem branco sobre a cultura indígena. Ocorreram também mudanças de atitudes e valores, com relação ao respeito às culturas indígenas, através da compreensão e aquisição de valores construtivos.
Adriana Fantini
Vera Lúcia Lima
Solange Silveira de Souza
Marisa Pereira do Nascimento
Tânia Maria Carneiro Silva Bressan
Marlene Dias Barbosa Oliveira
Adna dos Santos
Perla de Freitas
Márcia Maria Nicolau dos Santos
Rosângela Nepomuceno Batista
Ellen Rogéria Meira