Ampliar o senso crítico do aluno e do professor em relação à causa indígena no Estado do Ceará, estimulando a participação na defesa dos direitos indígenas.
Sondagem: levantamento de questões com educadores e alunos, com vistas a problematizar o projeto. Valorizou?se a fala, através da discussão sobre temas e questões a serem pesquisadas sobre os índios; Seminário “Terra da Luz, Terra dos índios”: atividade que objetivou responder às indagações feitas por professores e alunos, desmistificando idéias pré-concebidas, presentes nos livros didáticos, a respeito dos índios brasileiros. Nele, os índios convidados falaram a respeito de suas lutas por conquistarem um espaço na sociedade; Apresentações finais do projeto, com os temas: “Costumes indígenas”, “A questão social indígena”, “A discriminação” e “Sabedoria popular indígena”. Avaliação através de diferentes instrumentos: oral - conversas sobre a metodologia, as participações dos professores de todo o Distrito Educacional, dos alunos e dos índios no Seminário; e escrita, através dos relatórios dos educandos, que abordaram o projeto como um todo.
Realização de seminário “Índios: do livro para a vida”, voltado para alunos, professores, grêmio estudantil e núcleo gestor. Apresentações de: dança, teatro e trabalhos escritos.
A comunidade escolar começou a adquirir uma outra visão dos povos indígenas cearenses, principalmente por terem presenciado, no seminário realizado, a luta dos mesmos pela terra e pelo reconhecimento da sua etnia; podendo ir além dos preconceitos transmitidos pelos livros didáticos.
Maria Aucilene Castro Araújo (e outros)