Refletir com os alunos sobre a importância do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra: sua origem, seus significados e sua importância enquanto data rememorativa da luta pela inclusão do negro em uma sociedade de classes. Valorizar os repertórios étnico-culturais negros, desenvolvendo a capacidade de socialização e de troca de experiências entre os alunos.
evantamento de temas sobre a participação do negro na história, na vida artística, política, religiosa e cultural; estudos de caso; elaboração de textos, resumos, confecção de painéis temáticos, e levantamento de palavras?chave. Exposição de temas, projeção de filmes, debates, palestras, seminários, apresentações de histórias de vida, discussões de situações-problema, mesas-redondas, dramatizações.
Pesquisas em jornais, revistas e cadernos; Projeção de filmes; Palestras, estudos dirigidos, leituras de textos sobre a temática racial; Estudo sobre a história do Movimento Negro e sobre personalidades negras; Montagem de peça teatral a partir de texto lido; Organização de concurso da beleza negra e desfile de indumentárias em estilo afro; Apresentações de capoeira, danças e ritmos afros; poesia e estilos musicais afro, como o Rap.
Formaram?se lideranças entre os alunos, que passaram a organizar encontros e discutir propostas de apresentar o trabalho em outros lugares; formaram uma comissão gestora de um grupo de teatro, que montou uma nova peça. Foi observado um maior entrosamento entre alunos e professores, abrindo espaços para discussões e tentativas de solucionar problemas estruturais e organizacionais da escola, numa atitude cidadã.
Edmilson de Seria Morais
Benilda Amorim F. de Souza
José Carlos O. Santos
Tânia Weber Garcia
Claudete Amorim Ferreira