Introduzir a História do negro no Brasil para os alunos, levando-os a conhecer e valorizar a África e o modo de viver dos africanos e, assim, procurar elevar a auto?estima da criança afro?descendente.
- Sensibilização dos alunos, através de levantamento de seus heróis; tabulação dos resultados, organizando os heróis pela origem étnica; produção de gráficos de barra e pizza; - Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o continente africano; elaboração de hipóteses e problematizações; - Apresentação dos conteúdos, estimulando a pesquisa e relacionando-os com os objetivos da proposta. - Avaliação contínua, utilizando diferentes instrumentos, como: desenhos, produção de textos; debates; registros.
Apreciação do desenho: `Kiriku e a feiticeira”; Produção de textos e ilustrações, individualmente e coletivamente, a partir das imagens e debates; Discussões sobre as idéias veiculadas na história e nos diversos materiais utilizados; Comparação da história do filme com outras histórias recolhidas da tradição oral nos diversos continentes; Leitura de contos de fada, lendas, fábulas e sagas; Levantamento das características do conto de fadas; Confecção de cartazes; pesquisa em livros; seminários.
Mudança de postura: reconhecimento da existência de discriminação e preconceito em relação aos negros e, conseqüente necessidade de discutir e conhecer o assunto. Maior conhecimento sobre o continente africano e suas culturas. Compreensão, respeito e curiosidade diante das diferenças étnicas e culturais. Elevação da auto?estima das crianças negras, a partir da identificação de valores positivos, tais como: sabedoria, inteligência, curiosidade, beleza e esperteza nas personagens negras.
Maria Cecília Pinto Silva