Propiciar estudos e discussões que ampliem as competências de comunicação oral, escrita e visual dos alunos, tornando?os agentes transformadores na recuperação da identidade do negro, no contexto social.
Para executar as ações, elaborou?se um projeto especial que foi anexado à proposta pedagógica da escola. O projeto preocupou-se com: a interdisciplinaridade, a contextualização e a transversalidade dos temas nas disciplinas do curso, em todas as séries. Os temas abordados foram trabalhados através de: dinâmicas, brincadeiras, debates, aulas expositivas, pesquisa de campo e bibliográficas e a inclusão, nas atividades artísticas, da história oral da comunidade de Campina do Morenos.
Utilizou?se da história oral local, documentos, histórias de Turvo e pesquisas de vários historiadores sobre a região, a respeito de: suas origens, cultura, valores, religiosidade e os mecanismos de exclusão sofridos por esta comunidade de ascendência negra. As pesquisas de campo, juntamente com a fundamentação teórica, serviram de instrumento para a realização das atividades desenvolvimentos pelos alunos: mural, teatro, pesquisas feitas pelos alunos, entrevistas envolvendo os vários segmentos das cidades de Ivaiporá e Turvo, danças afro, projeção de filmes, estudos geográficos para confecção de mapas, cartazes, painéis de fotos, excursões, filmagem e documentários.
Os alunos participantes do projeto passaram a interagir e aceitar os poucos alunos anteriormente excluídos. Estes, por sua vez, sentindo-se mais valorizados, aumentaram sua participação e freqüência nas atividades de classe e extra-classe. Os alunos em geral mostraram?se mais falantes, interessados e entusiasmados, “contagiando” os demais, a partir das ações que foram desenvolvidas. Nós professores vimos que a inovação de nossa prática pedagógica pode fazer toda a diferença.
Adriana Custódia Moreira
Maria de Fátima Silva Costa