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Danças afro?brasileiras e africanas, para crianças negras e não negras, portadoras de deficiência física na escola estadual: ‘Educação artística sem preconceito'

Objetivo

1)Trabalhar com crianças e adolescentes portadores de deficiência física, formas de combater a discriminação e o racismo, valorizando a diversidade presente no Brasil. 2)Proporcionar vivências corporais, que auxilie os alunos portadores de deficiência física, na busca da própria identidade racial, elevando, assim, sua auto?estima.

Metodologia

- Brincadeiras que privilegiam a ação corporal ? Montagens de coreografias pelos alunos, com participação da família. ? Reunião com pais dos alunos envolvidos ? Discussões de temas sobre racismo e formas de discriminação, a partir de fatos da atualidade e de vídeos e imagens de negros na mídia. ? Atividades de coordenação motora e rítmica ao som de atabaques. ? Técnica teatral, trabalhando o auto-conhecimento e a desinibição.

Atividades

- Brincadeiras lúdicas e dançantes, ao som de instrumentos afro?brasileiros: pandeiro, atabaques, agogô, tambores; ? Danças de Congadas e dos Orixás ? Trabalho em grupo, com o processo de criação coreográfica, misturando crianças brancas e negras. - Criação de painéis, com recortes de jornais e revistas, procurando descobrir quais as preferências e referências de beleza das crianças. - Visitas monitoradas a teatros e museus da cidade de Belo Horizonte. - Palestras com líderes comunitários negros de Belo Horizonte. - Apresentações de danças afro-brasileiras, folclóricas e africanas, em escolas e centros comunitários.

Resultados

Auto?estima resgatada em relação à cor da pele e à cultura afro?brasileira; maior valorização da cultura brasileira; maior desempenho nas atividades escolares; maior soltura corporal nas atividades lúdicas.

Docentes

Evandro Passos

Imagens