Voltar

Valorização da cultura indígena: respeito, cidadania e diversidade cultural

Objetivo

- Criar novas perspectivas nas relações entre os povos de diferentes etnias. - Sensibilizar os alunos para a causa indígena. - Fortalecer as lutas indígenas. - Difundir a realidade dos povos indígenas, suas histórias e valores.

Metodologia

Através de pesquisas, intercâmbio cultural, entrevistas, palestras, leituras, vídeos e produção de textos, o aluno foi incentivado a conhecer mais sobre a realidade dos povos indígenas.

Atividades

- Pesquisa em museu, com um instrutor indígena da aldeia Bakairi, sobre o modo de vida do seu povo, as cerimônias de nascimento e falecimento, o significado das máscaras e outros artefatos. - Intercâmbio Cultural com a Aldeia Umutina: visita de três dias dos alunos à aldeia, onde se surpreendem com a presença de eletrodomésticos, admiram a sabedoria e o relacionamento familiar dos Umutinas, aprendem rituais e danças e conhecem as brincadeiras favoritas das crianças na aldeia. - Produção de textos e leituras em livros, revistas e jornais sobre a temática indígena, nas aulas de Língua Portuguesa, História e Ciências. - Em Geografia: análise do mapa do Estado, identificando as áreas de terras demarcadas e de terras em conflitos. - Matemática: situações-problema envolvendo dados estatísticos sobre a população indígena. - Artes e Religião: discussão sobre modos de vida, crenças e relacionamento familiar. - Produção de um folder sintetizando o processo e convidando a comunidade escolar a participar dos eventos de divulgação do projeto. - Entrevista com uma historiadora. - Palestra da uma professora índia Bororó. - Filmes: “Dança com Lobos” e “Pokahontas”. - Visita das famílias Umutinas à cidade. - Visita ao Museu Marechal Rondon, em Cuiabá.

Resultados

- Mudança de comportamento dos envolvidos no projeto no que se refere à eliminação de atitudes discriminatórias e aceitação das diferenças - Visibilidade na mídia, através de entrevistas dadas pelos alunos - Encontro regular das quatro escolas envolvidas no projeto - Maior participação dos pais dos alunos nas atividades da escola - Aumento da participação dos alunos - Construção de comportamento de inclusão, respeito ao outro e desejo de encontrar e trocar conhecimentos

Docentes

Maria Veridiana Silva Ribeiro

Imagens