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Irê Ayó ? Em busca de uma pedagogia nagô

Objetivo

Redimensionar a prática do ensino da Matemática, a partir do mito `O caçador de uma flecha só, que trouxe alegria`, auxiliando a criança a compreender, explicar e criticar o mundo em que vive, conectando a sua cultura com as habilidades cognitivas e com as atitudes de autonomia e participação comunitária.

Metodologia

- Planejamento coletivo das atividades do projeto, envolvendo toda a comunidade escolar e respeitando o universo cultural das crianças, favorecendo a aprendizagem significativa a partir da problematização contextualizada. - Fazer a transposição dos conteúdos do mito “O caçador de uma flecha só que trouxe alegria`, em múltiplas linguagens. A subjetividade contida no mito funciona como “ancoradouro” para os novos conhecimentos abordados.

Atividades

Atividades problematizadoras, envolvendo a relação de tempo e espaço. Por exemplo: Levantamento das atividades noturnas e diurnas; Introdução dos conceitos de: dia, mês e ano, trabalho assalariado e mensal, férias, 13º salário, diaristas e biscateiros. Observação do entorno, conversas e desenhos sobre: tamanho, cores posição de algumas casas, fontes e árvores sagradas, e o mato. Situação-problema envolvendo a topografia do terreiro, lugares planos, declives. Cuidado com o lixo: construção de cartazes sobre o meio ambiente, com a idéia do tempo que é gasto pela terra para e destruição de diversos resíduos sólidos. Maquete do palácio do rei em Ilê Ifé, com a idéia de organização espacial. Como nascem as plantas: observação do crescimento do inhame, até brotar a raíz e plantar na lua nova. Observação das fases da lua.

Resultados

Envolvimento da criança, da família e da comunidade escolar com o tema. Compreensão de eventos da natureza (dias e noites) e outros socialmente construídos. Compreensão dos saberes e implicações da Matemática em suas vidas e de onde ela está contribuindo para a exclusão e as desigualdades sociais. Socialização de idéias e habilidades para a resolução de problemas matemáticos. Constatação de relações quantitativas não restritas aos limites da Matemática. Compreensão do sentido de solidariedade, relação de autoridade e distribuição de poder.

Docentes

Vanda Machado
Ana Lice Mendes de Jesus
Ana Lúcia Aguiar Vaz Sampaio
Ana Paula Gonçalves da Silva
Andréa Cristiane Santos da Silva
Diodete Fernandes Barbosa Souza
Hildaciana Santos Cruz
Idaraci do Amaral Leal Sousa
Maria Dalva Lima Ribeiro
Marinalva Cerqueira de Almeida
Miriam Farias da Silva

Imagens