Voltar

OFICINA AFRO-LITERÁRIA

Objetivo

Incentivar os alunos à leitura; Facilitar a auto-identificação racial dos alunos negros; Discutir a situação da população negra no Ceará; Identificar imagens preconceituosas de negros e negras na literatura brasileira;

Metodologia

Planejamento das aulas de português, propondo uma leitura crítica da diversidade cultural proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desenvolvimento das aulas através de oficinas; Escolha livre de títulos para leitura dentre uma bibliografia disponível em sala de aula; Análise das imagens e dos papéis de personagens negros na literatura e nos meios de comunicação brasileiros;

Atividades

5 oficinas de afro-literatura; Leitura de obras literárias, refletindo sobre as personagens negras; Produção de desenhos de heróis e heroínas negros; Produção de texto relatando fatos cotidianos envolvendo negros; Exposição de gravuras, fotos, charges e quadrinhos de personalidades afro-descendentes;

Resultados

- No início das atividades, apenas 12 alunos, de um total de 89 se identificavam como negros. Após a realização das atividades, 31 destes, reconheciam ser descendentes diretos de negros. Esta mudança levou-me a refletir sobre a importância de que, atividades como esta, sejam desenvolvidas ao longo do ano escolar.

Docentes

Maria Salete de Lima Bezerra

Imagens