Discutir a situação de desigualdade do negro, na sociedade e na escola; explicitar os preconceitos e discriminações percebidas no cotidiano escolar; analisar formas de intervenção nesta realidade; ressaltar a cultura afro?brasileira como forma de revalorizar a identidade e a auto?estima da criança negra.
Aulas expositivas, debates, pesquisas, entrevistas, palestras e oficinas para professores e alunos. Atividades desenvolvidas em diferentes disciplinas de forma interdisciplinar.
Produção de textos, poesias, músicas, cartazes e desenhos referentes à cultura negra e à situação do negro no Brasil; Confecção de artesanato afro; Pesquisa sobre a origem dos alunos negros da turma e sobre a presença negra em Canguçu. Palestras semanais, com temas como: a História do negro no Brasil, Diversidade cultural e Práticas pedagógicas. Oficinas semanais de Dança Afro e de Capoeira. Algumas atividades foram registradas em vídeo, e discutidas com alunos e professores da escola, com convidados de outras escolas e com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Canguçu. Apresentação da experiência no 2o. Encontro Estadual sobre o Poder Escolar.
Formação de mini?grupos de dança-afro e capoeira; Desencadeamento de discussões sobre as relações étnicas na escola; Participação conjunta de alunos e professores nas oficinas; Inclusão desta atividade no calendário da escola; Proposta de realização de atividades semelhantes em outras escolas da rede; Mudanças na prática pedagógica de alguns professores.
Ledeci Lessa Coutinho Jaluza Freitas da Silva;
Luciana Goulart Aldrigui Silveira;
Maria Cecília Bettin dos Santos;
Mari Jane Souza