Criar ferramentas para que as crianças possam se familiarizar com a diversidade de raças, etnias e culturas, trabalhando uma contextualização e interatividade que permita uma vivência intuitiva, que desperte nos alunos o interesse por conhecer, questionar e provocar mudanças em seu modo de agir.
1° CONHECER – Familiarização da criança com o tema; 2° QUESTIONAR - Discussões que enquadrem?se no ambiente cultural dos alunos; 3° PÔR EM PRÁTICA – Simulação do real através do Teatro Interativo, facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados.
Utilização de desenhos, pinturas, colagens, recortes e músicas características do imaginário negro e de outras raças, com suas tradições, ritos e costumes; Uso de lendas, contos, signos e símbolos ligados à identidade étnica, tais quais: o caboclinho, a capoeira e o reisado; Aulas expositivas; Visita de um grupo indígena à escola; Trabalho com novelas televisivas, levantando questionamentos sobre o tema; Teatro Interativo.
Pela diversidade de atividades e materiais utilizados, não tivemos dificuldades para atrair a atenção da criança ao tema; porém a resistência ao contato com a cultura negra ainda é forte, e exige cuidado. Os resultados permitiram semear nas crianças idéias de respeito e identidade cultural. Seria interessante, no entanto, ampliar o trabalho, desenvolvendo o projeto em paralelo com as séries do Ensino Fundamental, e provocando um acompanhamento do mesmo.
Maria José dos Santos
Aluízio Medeiros da Silva Filho
Maria da Glória dos Santos Medeiros da Silva
Luciano Bezerra de Vasconcelos