Resgatar as origens racial/étnicas dos alunos; estimular a valorização e o respeito a si mesmo e aos outros, refletindo sobre o racismo. Desenvolver a análise e o senso crítico a respeito da participação do negro na sociedade brasileira e a sua importância na construção do nosso país.
- 1ºmomento: Trabalhar com os conceitos de `racismo” e “preconceito`, através de debates e reflexões coletivas. - 2ºmomento: Apresentação do vídeo “Amistad” e abordagem sobre as histórias dos negros no Brasil. - 3ºmomento: Reflexões sobre algumas letras de músicas brasileiras relacionadas aos temas raça e negritude. - 4ºmomento: Avaliação da aprendizagem através da reformulação do “Estatuto do Homem”, de Thiago Mello e da confecção do perfil do Cidadão Livre.
Reflexões e debates a partir de materiais diversos como: reportagens de jornais, o filme “Amistad”, músicas que abordam o tema (“Zé do Caroço” / Leci Brandão, “Nosso Grito” / André Renato, Sereno e Riquinho e “Identidade” / Jorge Aragão). Reformulação do “Estatuto do Homem”. Confecção com desenho do perfil do Zé do Caroço. Confecção de cartazes sobre “negros de sucesso”.
Resgate da auto?estima de todos os envolvidos no projeto; observação de uma nova postura diante da vida, com atitudes mais igualitárias; maior conscientização de que não somos diferentes pela raça que pertencemos. E de que todos, sem exceção, temos o direito e o dever de sermos felizes, conquistando um espaço na sociedade em que vivemos.
Sonia Américo de Mello