Promover a auto-estima do educando negro, resgatando os valores da cultura afro?descendente. Através da interdisciplinaridade do tema, combater o silêncio e a invisibilidade que envolve a temática racial na escola, possibilitando, deste modo, promover a igualdade na diversidade.
Debates em sala-de-aula, discutindo a diversidade racial e a atual situação do negro na sociedade brasileira; Palestras com profissionais negros; Apresentação de filmes que retratam a discriminação e meios de combatê-la; Teatro de fantoches confeccionado, escrito e interpretado por alunos; Realização de painéis e debates; Desfile de trajes africanos, ressaltando a diversidade étnica cultural; Realização de oficinas de dança-afro e de capoeira; Apresentação de músicas, resgatando o legado dos ancestrais africanos no nosso cotidiano.
Aulas expositivas que abordaram o tema; Debates em sala-de-aula com profissionais da Associação “União e Consciência Negra” de Maringá; Entrevistas a militantes do movimento negro; Oficinas de dança-afro, música, teatro, painéis e desfiles; Apresentações dos resultados das oficinas para toda a comunidade. Participação em comemorações: desfile de aniversário da cidade, Dia da Cultura e Semana do Folclore.
Os objetivos propostos foram alcançados. Houve integração entre os alunos negros e não-negros, com participação ativa e respeitosa. Notou?se que, o aluno negro, tendo sua auto-estima elevada, melhora sua participação nas atividades escolares e, portanto, seu desempenho escolar. Observou?se a quebra da invisibilidade do negro na escola, mediante a presença dos afros?descendentes nos cartazes e demais apresentações, valorizando a cultura dos diferentes grupos étnicos.
Aracy Adorno Reis
Dulcelina Telles
Gislaine Rejane Martins
Lourdes da Silva Puertas