Proporcionar experiências de ensino?aprendizagem, que tornem o educando capaz de ter diferentes olhares sobre a temática étnica, capacitando?o à valorização de sua auto?estima, enquanto sujeito social etnicamente identificado.
Identificação de problemáticas étnicas e raciais vivenciadas no cotidiano escolar e social; Construção do saber teórico sobre as características étnicas presentes na sociedade brasileira, partindo do conhecido e vivenciado pelos alunos; Pesquisa histórica sobre as próprias origens, buscando seus significados e os obstáculos a serem superados por sujeitos conscientes dos seus desafios de ontem e de hoje.
Aulas expositivas, utilizando vídeos, iconografias, jornais, textos etc; Trabalhos individuais e em grupos sobre as temáticas étnicas: indígenas, africanas e européias; Visita a museus e casas culturais dedicadas às temáticas investigadas; Elaboração de diversas modalidades de trabalhos a partir dos conteúdos recolhidos, tais como: debates em forma de júri, esquetes teatrais com textos de autoria dos alunos, confecção de mapas etno-históricos do “Brasil outros 500”, trabalhos monográficos dos alunos e auto?retratos (desenhos) sobre a etnicidade de cada aluno-pesquisador.
Partimos de um quadro de convivência escolar permeada pela intolerância com as diferenças e apego ao uso de um olhar estereotipado. Ao final da caminhada, recompusemos os espaços de convivência e renomeamos as definições das diferenças e as idéias negativas construídas sobre o outro. Os resultados dos trabalhos foram, portanto, muito satisfatórios.
César de Miranda e Lemos.