- Compreender de que forma se constituiu a diversidade étnica no Brasil; - Promover o respeito e a solidariedade às diferenças; - Valorizar as especificidades inerentes a cada etnia; - Contribuir para a construção de uma sociedade digna e igualitária.
- Partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, levantou-se questionamentos sobre os preconceitos e estereótipos impostos socialmente; - Apresentação dos conhecimentos científicos, historicamente construídos e sistematizados em saber escolar, como forma de construir conceitos; - Atividades individuais e grupais.
- Levantamento de conhecimentos prévios e questionamentos que gerassem conflitos entre o senso comum e o saber historicamente construído; - Utilização do globo terrestre, para identificar as diferentes origens geográficas dos grupos étnicos que formam o povo brasileiro; - Atividades com colagem, desenhos, cartazes; - Leituras e pseudo-leituras de textos, cartazes e livros paradidáticos sobre: os primeiros habitantes do Brasil, a colonização, a escravidão indígena e africana, a imigração e a Declaração Universal dos Direitos Humanos; - Utilização de músicas e escrita espontânea; - Reprodução de peças do artesanato indígena, com argila; - Pesquisa identificando a ascendência da família; - Questionamentos sobre a atual situação do índio em Campo Grande e suas formas de sobrevivência; - Painel de fotos.
- Mudanças de atitudes nas crianças, que passaram a se socializar mais; - Desenvolvimento nas crianças, de uma postura mais reflexiva e respeitosa diante da diversidade humana
TANIA REGINA DOMINGUES BRAGA BRESSAN