Resgatar e preservar a memória social e cultural do samba. Valorizar nossa identidade cultural, através de atividades educativas, prazerosas e lúdicas. Despertar e desenvolver a integração social e o bem-estar. Fortalecer a auto-estima, propiciando o conhecimento da nossa história cultural e musical.
Abordagem e discussão com os professores dos seguintes temas: relações raciais, a importância da cultura afro?brasileira, a história do negro no Brasil, discriminação racial, preconceito racial. Levantamento, com os professores, dos conteúdos relacionados à história do samba em cada área do conhecimento. Oficina de sensibilização com os alunos. Pesquisas grupais: um compositor por sala-de-aula. Substituição do sinal de entrada e recreio por músicas de samba. Exposição das atividades realizadas pelos alunos. Avaliação contínua, utilizando diferentes instrumentos, como: desenhos, produção de textos, debates, registros.
Pesquisa desenvolvida pelos alunos sobre a biografia de um compositor do samba tradicional (Donga, Cartola, etc) Produção de um mural com as pesquisas realizadas pelos alunos Realização de um show musical com “Dóris e Quinteto em samba”, envolvendo os alunos Estudo histórico do samba e da sua herança africana Estudo da diversidade étnica Coreografias afro?brasileiras, brincadeiras com improvisos de roda de samba, confecção de instrumentos musicais e de percussão e montagem de banda rítmica
Aumento da auto-estima; reconhecimento do samba como instrumento efetivo de luta dos negros para sua inserção na sociedade.
Elzelina Dóris dos Santos
Elaine Dayse Silva Santos
Marcos Antônio Cardoso
Ocácia Terezinha Araújo Pereira
Edinéia Lopes Ferreira
Maria Helena Aguilar de Paula
Benilda Regina P. Brito
Maria Edna Menezes
Silvania Cecília
Luiz Carlos Felizardo Junior