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PROJETO ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Objetivo

Construir relações mais humanizadoras, pautadas pelo respeito, pela ética e pelo repúdio a toda e qualquer forma de desqualificação do outro, de discriminação e de preconceito. Construir auto-estima e identidade negras positivas e conhecer a ancestralidade africana brasileira, valorizando?a e divulgando?a.

Metodologia

`Pedagogia da sedução`: alunos e alunas foram convidados (as) a conhecer alguns aspectos da cultura afro-descendente. Metodologia dialógica: foram trabalhados os aspectos relacionais do grupo, em suas dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas.

Atividades

Releituras das obras de Caribé Estudo das mitologias africanas através dos livros de Pierre Verger Realização de encontro de escritores afro-descendentes Visitas às exposições: “Brasil 500 anos” e “Amostra de Arte Africana” Realização da “Semana de Arte e Cultura Negra” Realização de Oficinas Recepção de convidados de diversas áreas de conhecimento para reflexões com os alunos Divulgação da experiência em outras escolas e Centro Culturais

Resultados

Visitas de pessoas de outras escolas para conhecer o trabalho e implementar projetos semelhantes. Em 1999, o trabalho serviu de referência para um grupo de supervisores da DREM 10 (NAE 10), que sugeriu um trabalho de reflexão étnico?racial contra a discriminação envolvendo as escolas da região. O trabalho foi apresentado para os diretores e coordenadores das escolas, e foram patrocinados Oficinas artísticas e de debates, voltadas para alunos, suas famílias e a comunidade em geral. Retorno de um grupo de alunas que estavam fora da escola. Criação, pelos alunos participantes do projeto, do grupo de dança e percussão “Brilho negro”. As Oficinas estimularam alguns alunos a aprofundarem seus conhecimentos e desenvolver atividades remuneradas.

Docentes

Kelly Cristina Gomes de Castro
Maria de Fátima Souza Andrade
Maria Inês Irineu

Imagens