Aprofundar os debates acerca do que é ser negro na sociedade brasileira. Contribuir para a desconstrução da noção, presente no senso comum, de igualdades racial e de gênero. Reconstruir uma identidade que valorize os aspectos da cultura afro-brasileira.
Apresentação do tema por meio de ciclos de palestras. Análise qualitativa das redações dos alunos, traçando os pontos convergentes e divergentes de como eles se apresentam e vêem a questão racial. Aplicação de questionário. Debates.
• Pesquisa cartográfica. • Compreensão da subjetividade do aluno em relação à percepção que ele tem de si mesmo. • Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre preconceito, discriminação, racismo, utilizando redação e leitura de textos. • Seminários relacionados às temáticas raça/etnia/gênero. • Aplicação de questionários para levantamento de dados qualitativos. • Oficina de história do cinema. • Exposição dos trabalhos realizados.
Explicitação da desigualdade socioracial. Desenvolvimento do conceito de identidade de raça/etnia e gênero. Surgimento de um espaço de diálogo. Valorização do negro e aumento do número de estudantes que se declararam negros.
Profº. Alessandro Moura de Amorim
Profª. Jeanne Márcia de Queiroz Lim