Voltar

O PODER DA PALAVRA

Objetivo

Explicitar as representações pejorativas das palavras que descrevem ou se referem ao negro. Contribuir para que essas representações possam ser repensadas por meio do conhecimento e da valorização da cultura e beleza afro-brasileiras.

Metodologia

Aplicação de questionário individual. Debate com a finalidade de analisar e explicitar pensamentos e preconceitos acerca do negro. Atividades artísticas apresentadas pelo corpo discente e docente que valorizam o negro.

Atividades

• Os alunos responderam a um questionário intitulado “O Poder da Palavra”. • Debate, com os alunos e educadores, das respostas obtidas no questionário. • Apresentação de relatos de personalidades que evidenciam a igual capacidade intelectual e estética de negros e não negros. • Consulta a dicionários para verificar as definições de palavras relativas ao universo étnico/racial. • Utilização de textos e citações de estudos que fazem uma leitura apreciativa da história e cultura negra. • Apresentação de fotos, filmes, videoclipes, dança afro e capoeira

Resultados

Aguçamento do senso crítico dos alunos. Atenção à utilização inadequada de palavras que possuem um caráter pejorativo. Evidenciou-se um aumento da auto-estima dos alunos e professores afrodescendentes.

Docentes

Profº. Denílson Alves Tourinho

Imagens