Tornar os alunos, cidadãos capazes de garantir a igualdade de direitos entre as raças. Ampliar o senso crítico dos educandos em relação aos problemas enfrentados pelos afro-brasileiros.
Pesquisas interdisciplinares. Confecção de cartazes. Utilização de livros e filmes.
• Em química: pesquisa sobre melanina. • Em língua portuguesa: leitura de livros e exibição de filmes; composição de poemas e encenação do “O navio negreiro”, de Castro Alves; • Em matemática: confecção de gráficos com porcentagem do número de negros em relação ao número total de habitantes; elaboração de gráfico apontando o número de negros no ensino superior em relação ao número total. • Em filosofia e educação artística: pesquisa e elaboração de painel. • Em geografia: elaboração e confecção de mapas, nos quais o aluno traçou a rota do tráfego de escravos. • Em história: pesquisas sobre a resistência do negro à escravidão e a situação do negro na atualidade. • Em sociologia: discussão sobre o processo de discriminação social.
Além de aprenderem a utilizar os diversos recursos sugeridos (livros, filmes, internet etc.), os alunos produziram um rico material acerca do tema e manifestaram repúdio às práticas discriminatórias contra os negros.
Profª. Vânia Alvim de Freitas
Profª. Olga Benedita dos Santos Guchilo
Profª. Roberta de Araújo Guerra Mota
Profª. Rosangela Alves Correia Vieira
Profª. Maria da Conceição C. Vida
Profª. Maria de Lourdes de Lima Moreira
Profª. Márcia Regina; Tonhosolo Jordão
Profª. Nerice Pereira da Silva
Profª. Patrícia da Costa Castro
Profª. Ângela Gomes Reynol
Profª. Lílian Benzi Albino
Profº. Sergio Monteiro Cardoso
Profª. Maria Cristina Pereira
Profº. Rogério Fanca de Oliveira
Profª. Cristiane Teresa Pereira Gomes
Profª. Valquiria de Oliveira
Profº. Lázaro Mathias da Silva