Motivar as famílias dos alunos a participarem da vida escolar de seus filhos, construindo relações de afetividade, favorecendo, assim, o desenvolvimento da autoestima da criança e dos pais. Valorizar suas aprendizagens e contribuir para que haja o seu pleno desenvolvimento.
Por meio da participação da família em um momento da rotina escolar do aluno, em uma visita programada e orientada, buscamos inserir e valorizar os saberes da família na prática cotidiana e suas diferentes culturas e condições, de forma que pudessem ser valoradas, colaborando para a construção da autoestima e de uma identidade positiva e estreitando os laços entre escola e família.
• Divulgação do projeto através de reuniões de pais e informativo; • Agendamento de visita, durante todo o ano letivo, orientando os pais sobre sua postura (observação e participação nos Berçários / Atividade, no Infantil); • Planejamento junto à coordenação / direção / professora da classe, a atividade que será realizada a partir das sugestões: Brincadeiras, Músicas, Culinárias, Histórias, Artes, Profissão etc.; • Desenvolvimento de diferentes atividades utilizando-se de recursos como: livros de história, bonecos, jogos, filmes, vídeos, obras de arte e músicas, que possibilitem a observação das diferenças étnico-raciais e o reconhecimento da própria identidade; • Participação dos pais na caracterização dos alunos para o Desfile de Penteados e Roupas de influência da cultura africana na Semana da Consciência Negra; • Registro fotográfico da visita, divulgado em painel; • Avaliação dos pais por meio de questionários a cada visita; • Discussão com a equipe sobre a participação/avaliação dos pais e a contribuição para o desenvolvimento integral da criança; • Apresentação de resultados quantitativos e qualitativos das visitas na última Reunião de Pais ao final do ano letivo.
Durante a realização do projeto, pudemos perceber a satisfação da família e das crianças, por meio da valorização de seus conhecimentos e participação. Essa conquista de uma identidade positiva com relação à família torna cada vez mais forte o pertencimento da comunidade na vida da escola, possibilitando uma participação democrática e perpetuando valores positivos de respeito, igualdade e valorização da diversidade racial, que são tão necessários para a construção da cidadania.
Diretora:
Maria Alice Veríssimo Florêncio Franco de Lima
Professor(es) envolvido(s):
Coordenadora Pedagógica: Lucélia Cristina Lino Khouri
Educadores de Creche: Ana Maria Gasparini de Barros, Francisca Joana de Almeida, Harley Charles de O.
Santos, Marilda Mistrello Silotto, Marilena Magalhães Florêncio e Marisa Laurinda Rossini.
PROFESSORES: Carmen Silvia Brunetto Aguiar, Cláudia Aparecida dos Santos, Denise Guarizzo de Lazari, Elisabete
Pavan Meirelles, Juliana de Souza Moreton Areias, Lidia Beatriz Cassiano Zandona, Luciana Rodrigues
de Souza, Luciana Valentina Altomani Siqueira, Lucimara Juliana Pagan Oliveira, Maria Angela Ehrenberg
Amaral, Maria Rosana Lopes Craveiro, Maria Zilda da Silva, Patrícia Leila Poppi Dias, Raquel Cristina Moraes,
Renata Cássia de Barros Jeremias, Renata Cristina Forato Coracin e Roberta Pozzebon Novelli Bizelo de Assis.