Conhecer e valorizar a cultura indígena para que alunos e funcionários se posicionem contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de crenças, etnia/raça ou outras características individuais e sociais. Possibilitar atitudes de solidariedade e cooperação. Respeitar o outro, ainda que o outro tenha um modo de vida diferente.
Pesquisas. Visitas. Dança. Leitura e interpretação de textos e de mapas. Elaboração de gráficos e painéis.
• Em história: pesquisa sobre as sociedades indígenas em diferentes épocas. • Em geografia: leitura e interpretação de mapas acerca da localização das sociedades, parques e reservas indígenas. • Em matemática: cálculo do percentual das nações indígenas existentes no Brasil. • Em ciências: estudo de ervas medicinais, hábitos alimentares e doenças incidentes na população indígena. • Em língua portuguesa: leitura e interpretação de textos jornalísticos acerca dos atuais conflitos entre índios e não-índios. • Em língua estrangeira: estudo dos principais troncos lingüísticos indígenas. • Em educação artística: confecção de artefatos como rede, chocalho, entre outros. • Em educação física: realização de coreografia e dança.
Maior sensibilização de professores e alunos para a questão indígena, reconhecendo que, mesmo tendo costumes e modos de vida diferentes, podemos conviver com respeito mútuo no mesmo espaço.
Profª. Ivana Aparecida Silva de Assis