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O FATO QUE MUDOU NOSSA HISTÓRIA: 13 DE MAIO, NECESSIDADE OU BONDADE?

Objetivo

Demonstrar para os alunos que direitos e deveres sociais não são gratuitos, são conquistados, particularmente em relação à superação das adversidades geradas pelo preconceito racial.

Metodologia

Aulas expositivas que geram debates. Percepção do conhecimento dos educandos em relação à questão racial e aos direitos sociais no Brasil. Identificação da relação entre ser brasileiro e o preconceito racial. Criação de cronograma para a leitura de obras relativas à escravidão negra e seus desdobramentos. Organização de pesquisa realizada pelos alunos.

Atividades

• Leitura e compreensão de textos; debates. • Seleção de textos e de fotos; leitura de artigos de revista. • Elaboração de um documentário; escolha de músicas para o documentário. • Montagem da coreografia e ensaios; definição e elaboração do vestuário. • Estudo da melhor maquiagem; escolha da poesia e expressão corporal. • Tema do documentário e sua edição. • Planejamento e realização das entrevistas para o documentário.

Resultados

Com o desenvolvimento da pesquisa, os alunos perceberam que ser brasileiro é viver em uma realidade complexa, na qual os preconceitos racial e social são extremamente fortes. Mas também foi possível perceber que condições adversas podem ser superadas com conhecimento. O mais importante foi valorizar a autoestima dos alunos, e muitos compreenderam o seu potencial de geração de conhecimento.

Docentes

Profª. Julianne César Rocha Santos
Profª. Zuleika Stefânia Sabino Roque
Profº. Moacir José dos Santos
Profº. Franklin Adson Roque

Imagens