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ARTE E IGUALDADE RACIAL NO BRASIL

Objetivo

Conhecer a diversidade cultural das comunidades negras do Brasil. Valorizar a contribuição das comunidades negras na construção do País, desde a colonização até os dias atuais. Sensibilizar a comunidade escolar e local para a presença da discriminação e do preconceito e para a necessidade de combatê-los. Incentivar, na comunidade, a participação política, democrática, cultural e social dos diferentes grupos étnicos.

Metodologia

Sessenta horas/aula. Viagem à comunidade dos Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, município de Cavalcante. Pesquisa. Análise reflexiva, com investigação. Sessão de filmes, leitura e interpretação de obras de arte. Composição de músicas, dança, confecção de artesanato. Preparação de questionário e entrevistas. Elaboração de diagramas. Construção, leitura e interpretação de gráficos. Produção e leitura de textos.

Atividades

• Exposição de trabalhos, dramatização e painel fotográfico. • Confecção de uma ficha matemática-cidadania. • Aulas nas ruas do bairro e entrevista com pessoas da comunidade sobre o preconceito racial. Exemplo de uma pergunta: por que há poucos garçons negros nas churrascarias, restaurantes e lanchonetes?

Resultados

Ao desenvolver o projeto, a escola se transfigurou totalmente. O ensinamento passou a ser construído de forma coletiva, levando-nos a uma visão crítica de mundo e a uma verdadeira postura de educador e colaborador para as mudanças necessárias de conduta social.

Docentes

Profª. Maria de Fátima da Silva

Imagens