Voltar

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO PASSADO E PRESENTE

Objetivo

Contribuir para a construção da identidade étnica e cultural (individual e coletiva). Reconhecer a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira. Compreender e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras. Identificar, criticar e repudiar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes. Estimular atitudes de respeito, tolerância e solidariedade. Compreender a história do negro, da África e da escravidão contemporânea.

Metodologia

Introdução à pesquisa científica e a projetos de trabalho. Pesquisa bibliográfica em diferentes fontes: livros didáticos e paradidáticos, livros de literatura infantil e juvenil, revistas, jornais, enciclopédias e almanaques. Atividades e dinâmicas de grupo. Estudo do meio: pesquisa de campo, visitas, vivências e entrevistas. Seminários e debates. Utilização das linguagens visuais: cinema, vídeo, fotografia, gravuras, pinturas, charges e quadrinhos. Utilização das tecnologias da informação e comunicação: editores de texto, de imagem, de apresentação, planilhas e internet.

Atividades

• Divisão dos alunos por grupos de interesse. • Pesquisa bibliográfica: leitura, interpretação e produção de textos. • Estudo do meio: participação em manifestações da cultura afro-brasileira.. • Vivências e oficinas acerca das diferentes manifestações da cultura afro-brasileira. • Documentação em vídeo e fotografia. • Trabalho com diferentes linguagens visuais: cinema, vídeo, fotografia, iconografia. • Confecção de cartazes, desenhos, charges, história em quadrinhos. • Confecção e interpretação de mapas, tabelas e gráficos. • Elaboração de questionários e instrumentos de pesquisa. • Seminários e apresentações das pesquisas e de produções em sala de aula. • Trabalho com letras de música que retratam questões sobre preconceito e discriminação.

Resultados

Despertar da consciência crítica e do repúdio a qualquer forma de preconceito e discriminação, além da reflexão acerca da diversidade étnica, cultural e religiosa. Houve também uma maior compreensão das manifestações culturais afro-brasileiras. Integração, envolvimento e organização do trabalho coletivo. Transversalidade, interdisciplinaridade e ação colaborativa entre os componentes curriculares do projeto.

Docentes

Profª. Denilda Altem
Prof. Durival José Gasparoto
Prof. Eduardo Benedito Leite de Almeida
Profª. Regina Elisabete Torres Toffano

Imagens