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QUILOMBO DE PALMARES

Objetivo

Diminuir o preconceito racial em sala de aula. Valorizar as contribuições africanas para a formação da identidade brasileira. Conhecer a história da resistência negra durante o período colonial.

Metodologia

Promoção de debates. Reflexão por meio da arte. Atividades interativas. Discussões dialéticas. Técnica de troca de papéis: todos os alunos foram convidados a se colocarem no lugar do negro, na época do Brasil colônia.

Atividades

• Exibição do telejornal “Hoje”, do dia 13 de Maio de 2002, em que uma professora negra narra preconceitos raciais por ela sofridos. A partir disto, foi realizado um debate sobre situações semelhantes vividas pelos alunos. • Exibição do filme “Quilombo”, de Cacá Diegues, seguida de debates. • Palestra acerca da temática racial, proferida por uma professora e participante do “Grupo de União e Consciência Negra / Grucon”. • Encenação de uma peça teatral sobre a chegada e vivência dos negros no Brasil, com indumentária afro fornecida pelo Grucon. • Montagem de uma maquete do Quilombo de Palmares.

Resultados

Respeito por todas as pessoas, independentemente da cor. Os alunos aprenderam que a história do Brasil pode ser contada a partir de outro ponto de vista. Aprenderam que a formação do povo brasileiro teve contribuições de diversos povos. Além disso, os alunos compreenderam que diante das injustiças, sempre surgem focos de resistência e que estas resistências nem sempre são lembradas. Por fim, eles entenderam que o trabalho coletivo produz a força (na montagem do teatro, na pesquisa e na construção da maquete).

Docentes

Profª. Lenir Correia Coelho Bonfá

Imagens