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DA CONQUISTA DO BRASIL ATÉ AGORA: PRECONCEITO E MISCIGENAÇÃO

Objetivo

Refletir e discutir com os alunos acerca da verdadeira história da conquista do Brasil e das conseqüências culturais, enraizadas na sociedade, como o preconceito e a discriminação racial. Mudar a postura diante de atitudes de preconceito e de discriminação.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura de livros didáticos, pesquisas em livros e revistas. Entrevistas com familiares. Conversas informais com os alunos durante as aulas. Exploração dos questionamentos dos alunos. Visita ao museu da História Indígena. Leitura e reconto do livro “Menina bonita do laço de fita”. Pesquisa acerca das influências indígena e africana na cultura brasileira.

Atividades

• Conversas informais sobre o tema “A conquista do Brasil”. • Exploração da reportagem “A verdadeira história do descobrimento”, retirada da revista Ciência Hoje para Crianças. • A partir da reportagem, realização de debates e produção de textos individuais e coletivos. • Atividades de recorte e colagem; produção de mosaicos, desenhos, trabalho de simetria. • Pesquisas e entrevistas com os familiares. • Pesquisa nos livros didáticos e em revistas. • Trabalhos a partir da música “Lavagem Cerebral”, acerca do racismo. • Visita ao Museu da Memória Indígena de Brasília. • Trabalhos com os livros de Estudos Sociais, Geografia e História para terceira série, disponíveis na escola.

Resultados

As discussões repercutiram como uma “corrente do bem” nas famílias das crianças, a partir de seus questionamentos acerca da discriminação e preconceito racial. O projeto foi além de quebrar os paradigmas educacionais: ele estimulou a capacidade crítica dos alunos em relação a imposições da sociedade. Os alunos souberam questionar, pesquisar e mudar de postura no tocante às formas de preconceito e de discriminação na escola e na comunidade.

Docentes

Profª. Janaina de Almeida Borba

Imagens