Romper com os preconceitos e as situações de racismo e discriminação, relacionados às pessoas negras, bem como, a sua cultura e aos seus costumes de origem. Criar novas perspectivas nas relações entre as pessoas.
Conversas informais. Aulas expositivas e de campo. Palestras e filmes. Exposições de trabalhos e de painéis.Visita ao parque “Mãe Bonifácia”. Diagnóstico da comunidade escolar, seguido de debates. Produção de material para fazer um livro. Aula integrada na comunidade remanescente de quilombos “Ede Mata Cavalo”.
• Conversas informais, leituras dirigidas, leituras complementares, discussões e debates. • Produção de textos e de materiais visuais. • Elaboração de painéis e confecção de artesanatos. • Leituras de histórias infantis e releituras dos textos produzidos. • Elaboração e resolução de situações problemáticas. • Monitoria dos alunos maiores nos grupos de alunos menores, na hora da produção dos desenhos, e acordo com os temas das produções escritas para a organização do livro.
Os alunos se olharem no espelho e se enxergarem como realmente são. Verdadeiros, livres de preconceitos e de vergonhas. Sem medo de ser feliz ao se declararem negros ou com pais ou mães negros. Tornaram-se predispostos a enfrentar a sua condição racial de cabeça erguida, sem se sentirem menores ou diferentes de ninguém.
Profª. Maria Veridiana Silva Ribeiro