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CANTINHO DE AFRICANIDADE: TRABALHANDO A CULTURA NEGRA EM SALA DE AULA

Objetivo

Valorizar a cultura negra como forma de diminuir ou mesmo eliminar as situações de preconceito, racismo e discriminação em sala de aula. Melhorar o relacionamento entre os alunos e elevar a autoestima das crianças negras. Favorecer a identificação das crianças negras com sua raiz cultural africana.

Metodologia

Para o desenvolvimento das temáticas foram realizados: aulas expositivas, produções de objetos variados, leituras de textos e imagens, músicas, desenhos, colagens, dramatizações, vídeos, pesquisas, entrevistas, exposições, passeios, visitas, debates, questionários, danças. Todas as atividades foram trabalhadas de forma interdisciplinar.

Atividades

• Leitura de textos e de imagens acerca da origem do carnaval. • Desconstrução de idéias pejorativas em relação ao continente africano, por meio de textos, imagens, discussões e atividades. • Narrações de histórias com personagens negros. Exemplos “Menina bonita do laço de fita”; “Que mundo maravilhoso” e “Bruna e a galinha d’Angola”, seguidas de diferentes atividades. • Abordagem da importância do nome, por meio da música “Gente tem nome”, incluindo-se os nomes africanos. • Trabalho sobre a importância da identidade, a partir da música “Identidade”. • Estudos acerca de Angola e da África do Sul, por intermédio de textos, fotografias e filmes. • Estudo da história e importância de Zumbi dos Palmares, por meio de um gibi. • Estudos acerca do preconceito e da discriminação, por meio do gibi “A cor da cidadania”. • Pesquisa das biografias de pessoas negras e de personalidades negras da comunidade. • Construção da Sala de Africanidade: apresentação dos trabalhos para a escola, os pais e a comunidade.

Resultados

As crianças negras que não se assumiam como tal, passaram a se identificar como negras. As crianças brancas perceberam a importância de conhecer a cultura negra, para diminuir a discriminação e melhorar o relacionamento com as crianças negras. As crianças negras e brancas perceberam que o conhecimento favorece a valorização da pessoa e de sua cultura. Houve aumento da auto-estima das crianças negras, no momento em que elas se perceberam integrantes de uma cultura valorizada. Também, a comprovação de que é possível trabalhar a cultura negra na sala de aula.

Docentes

Profª. Elaine Bedendo

Imagens