Voltar

TEM NEGRO NESSA HISTÓRIA

Objetivo

Melhorar as relações entre as crianças de modo a erradicar os xingamentos e piadinhas racistas que, infelizmente, ainda estão presentes no cotidiano escolar. Naturalizar o olhar para o negro, para que ele deixe de ser o diferente. Elevar a auto-estima das crianças negras, contribuindo para a formação de sua identidade e para a cidadania de negros e não negros.

Metodologia

Leitura de histórias, em capítulos, o que fez despertar maior interesse das crianças. Discussões acerca do racismo e de preconceitos, nas quais as crianças falavam de suas experiências e a de seus familiares. O fato de as personagens serem negras foi tema de discussão, inclusive para falarmos da ausência do negro na mídia e na literatura infantil.

Atividades

• Narração de histórias com discussão dos temas abordados. • Desenho acerca das histórias, podendo cada participante escrever suas impressões ou a parte que mais gostou. • Criação do espaço “Dicas de Leituras”, onde as crianças penduram os livros que acham que os colegas devem ler e criam as propagandas sobre estes livros. • Confecção de fantoches de dedo, utilizando feltro, para que o aluno representasse a si e a seus pais de acordo com as suas características.

Resultados

Antes desta experiência, era muito comum ver crianças negras se representando em desenhos com pele branca e cabelos loiros. Igualmente,a representação da professora, também negra, aparecia com pele clara e os cabelos loiros. Agora, as crianças negras passaram a se representar de acordo com sua etnia, o que foi observado também nas representações por meio dos fantoches de dedo. Outro resultado foi que cessaram as queixas sobre racismo entre os alunos.

Docentes

Profª. Ângela Maria Parreiras Ramos

Imagens