Ampliar a temática racial no campo escolar, de modo a resgatar e preservar a identidade cultural da região. Trabalhar a auto-estima dos alunos, ampliando suas perspectivas sociais. Animar outros espaços educativos a realizarem experiências comprometidas com uma pedagogia multirracial e interétnica, a fim de formar cidadãos conscientes e ativos.
A metodologia foi construída a partir da constatação de que o preconceito racial está fortemente radicado nas mentalidades e no imaginário coletivo. Desconstruir este problema exige um processo consciente, cuidadoso e sistemático de desnaturalização, sensibilização, reflexão e ação no plano pessoal e coletivo. Um processo que trabalhe os âmbitos cognitivo, afetivo, simbólico, cultural e político-social. Por isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de uma metodologia de participação, de valorização do saber acumulado e do desenvolvimento da criatividade e da ludicidade, envolvendo alunos, professores e comunidade.
• Oficinas artístico-culturais ligadas à cultura afrobrasileira (artes plásticas, capoeira, dança afro, palavra e ritmo) em que se buscou desenvolver a imaginação, a sensibilidade e o senso crítico, a partir da idéia de igualdade, respeito e liberdade. As oficinas resultaram em pequenas produções artísticas. • Encontros de capacitação para professores, alunos do ensino médio e jovens da comunidade, com o objetivo de desmontar idéias preconceituosas, inverdades e omissões existentes a respeito do afrodescendente. • Concurso e exposição de desenhos para escolha dos personagens que ilustrarão o primeiro gibi do projeto. • Primeira Mostra do projeto Ìbámò, com apresentação dos resultados das principais atividades do projeto.
Adoção de atitudes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo. Além do encorajamento da prática do diálogo, como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. Outrossim, desenvolveu-se o interesse de conhecer características fundamentais do bairro, suas dimensões sociais e culturais. Este interesse surgiu para ajudar na construção de uma identidade pessoal, quanto à percepção de que somos integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio ambiente. Ademais, houve a utilização de diferentes linguagens para produzir, expressar e comunicar idéias.
Profª. Alba Lucia Ferreira Conceição
Prof. Aredilto Cunha Junior
Profª. Claudia Salles Pereira
Profª. Edlane da Silva Pacheco
Profª. Eliete da Silva Martins;
Prof. Idson Tavares Marinho da Silva
Profª. Líbia Andrade de Lima
Profª. Marcelle de Souza Bezerra
Prof. Rodrigo Sebastião P. de Souza
Profª. Terezinha Nunes dos Santos