Resgatar a memória cultural do povo negro, destacando as várias formas de preconceito e discriminação. Refletir acerca da relação sociedade e negritude. Desenvolver uma consciência ética e crítica, ampliando os horizontes não apenas para interpretar o mundo, também para modificá-lo. Destacar a beleza negra cultural e física.
Discussões e debates envolvendo temas relacionados à valorização do negro. Dramatizações e produções de arte visuais. Atividades interdisciplinares, utilizando músicas e livros de literatura infantil. Análise e interpretação de textos. Atividades socioeducativas e socioculturais envolvendo alunos, professores, pais e comunidade.
• Apreciação da beleza do negro, por meio de trabalho interdisciplinar com músicas. • Apresentação da versão da abolição, segundo a visão dos negros. • Estudos sobre a vida de Zumbi dos Palmares. • Atividades com livros de literatura infantil e releitura da lenda do “Saci Pererê”. • Reflexões a partir de reportagens, relatos e telenovelas. • Análise de brinquedos que ressaltam ou maculam a figura do negro. • Análise e combate a piadas e provérbios que falam do negro de forma negativa. • Montagem de cartazes que valorizam o negro dentro da sociedade. • Momentos de socialização cultural por meio dasdiversas manifestações artísticas. • Realização do “I Encontro Cultural da Beleza Negra da E.C. 16 do Gama”.
Mudança de comportamento dos alunos, que antes traduziam uma negação da auto-aceitação, para sentimentos de respeito, auto-confiança, alegria e solidariedade. Este sentimento de autoaceitação foi percebido quando os alunos sedescreveram, oralmente ou por desenhos. Os segmentos que compõem a comunidade escolar (funcionários e familiares) também mudaram de postura e tiveram relações e práticas melhoradas dentro e fora da escola.
Profª. Valmária Martins da Silva
Profª. Marizeth Ribeiro da Costa de Miranda