Vivenciar, de forma interdisciplinar, a cultura pernambucana afrodescendente na expressão do maracatu de baque-virado (dança e música). Elevar a auto-estima dos alunos, despertando-lhes a valorização da diversidade cultural/étnica de Pernambuco.
Estimulação das linguagens orais e corporais. Desenvolvimento de atividades que possibilitam, por meio da participação de trabalhos em grupo, que a criança construa seu conhecimento.
• Roda de conversa a partir de imagens do maracatu. • Utilização das músicas do maracatu “Nação Erê”. • Leitura de textos escritos pela professora. • Listagem de nomes dos personagens, adereços, instrumentos e letras de música do maracatu. • Confecção, com os pais, de instrumentos utilizados no maracatu. • Encenação do maracatu com músicas, fantasias e instrumentos. • Socialização das atividades com outros alunos da escola
As rodas de conversa acerca do maracatu possibilitaram um significativo desenvolvimento da oralidade das crianças, que se identificaram com o tema. Observou-se uma desenvoltura da linguagem corporal. Todas as crianças construíram a noção preliminar de diversidade cultural-étnica.
Profª. Cecília de Morais Dantas