Desenvolver interação e integração de alunos e familiares negros e brancos, valorizando e respeitando a origem, a cultura, os costumes e a produção cultural de cada um. Por meio de uma educação anti-racista, contribuir para que as relações entre os alunos sejam menos preconceituosas e desiguais. Diminuir progressivamente a evasão de alunos negros.
Por meio de leituras, discussões, pesquisas, entrevistas, palestras, conversas, depoimentos e intercâmbios culturais, documentários em vídeo, produções de texto e cartazes, os alunos, bem como diversos professores, foram incentivados a conhecer e resgatar a história do bairro em que está localizada a escola e, em especial, resgatar a história de uma comunidade de afro-brasileiros.
Apresentação e discussão do projeto com professores, gestores, alunos e membros da comunidade denominada Vila África, sujeitos centrais da pesquisa realizada. Leitura e discussões de textos sobre a formação do povo brasileiro e as contribuições das diversas raças e etnias nos aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Leitura e discussões de textos ofi ciais, como a lei 10.639/2003, o parecer 003/2004 do Conselho Nacional de Educação. Pesquisa em documentos pessoais e em documentos públicos para o levantamento da formação histórica e social do bairro. Entrevistas para apurar os problemas que a comunidade enfrenta atualmente. Palestras e produção de textos e cartazes. Exposição de fotos, de artesanatos e de trabalhos. Apresentações de danças de origem africana. Confecção de livro-síntese do projeto.
Aumento da participação de alunos negros nas diversas atividades curriculares e melhor convivência entre alunos, professores e funcionários negros e brancos. Obtenção de primeira colocação no I Concurso Literário Zumbi dos Palmares promovido pela ONG Indivíduos Negros em Defesa da Cidadania. Exposição dos trabalhos e apresentação de dança afro-brasileira em solenidade ocorrida no encerramento do projeto, evento registrado pela televisão e jornal locais.
Bernadete de Lourdes Damasceno, Lucia Martins, Patrícia Magri Granúzzio, Yolanda Batista Siqueira e Tereza Cristina Vanderlei Roses (diretora)