Proporcionar a construção do conhecimento, nas várias áreas, por meio de atividades relacionadas ao tema central, criando condições para que gestores, professores, alunos e a própria comunidade pensem, decidam e assumam responsabilidades, desenvolvendo relações étnico-raciais positivas, enfrentando discordâncias, conflitos, valorizando, assim, as diferenças nos processos de socialização e aprendizagem.
Baseada na Pedagogia de Projetos, que prevê mudança de postura em relação ao processo de construção do conhecimento, segundo a qual o mais importante é aproximar os alunos da melhor maneira possível do seu contexto social, desenvolver assim o senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas, viabilizando uma aprendizagem real e significativa, trabalhando os conteúdos de forma procedimental e atitudinal, proporcionando ao aluno uma visão globalizada e um desejo contínuo da aprendizagem.
Leitura e produção de vários textos comparando diversos gêneros textuais. Pesquisas em livros, jornais, revistas, internet etc. Debates e análise de material proveniente de consulados africanos. Produções artísticas (grupo de música, poesias, desenhos, teatro, danças). Atividades com recursos áudio-visuais, (DVD, rádios, retroprojetores, televisores). Confecção de trabalhos com sucatas. Mostra do projeto, envolvendo gestores, funcionários, professores, alunos e membros da comunidade.
Através dos trabalhos desenvolvidos, o relacionamento dos participantes melhorou significativamente. Os alunos se mostraram muito mais estimulados em buscar o conhecimento nas diversas áreas. Seu desempenho em todas as disciplinas foi muito satisfatório: por exemplo, o acabamento e a fi nalização dos trabalhos foram superiores aos dos projetos realizados anteriormente. O ápice do Projeto foi a mostra que se deu de maneira efetiva e proporcionou um novo sentido ao processo de aprender e ensinar
Maria Creusa Brasil Pires (Educação Artística), Denise Cardoso de Campo (História), Nirlei Santana de Lima (Inglês), Elaine Cristina Lobato (Filosofia), Antônio Luiz Lopes Carvalho (Língua Portuguesa), Lioiti Hirakawa (Geografia) e Ana Lúcia de Barros Pereira Furquim (Coordenadora pedagógica).