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Projeto Afro-brasileiro

Objetivo

Proporcionar a construção do conhecimento, nas várias áreas, por meio de atividades relacionadas ao tema central, criando condições para que gestores, professores, alunos e a própria comunidade pensem, decidam e assumam responsabilidades, desenvolvendo relações étnico-raciais positivas, enfrentando discordâncias, conflitos, valorizando, assim, as diferenças nos processos de socialização e aprendizagem.

Metodologia

Baseada na Pedagogia de Projetos, que prevê mudança de postura em relação ao processo de construção do conhecimento, segundo a qual o mais importante é aproximar os alunos da melhor maneira possível do seu contexto social, desenvolver assim o senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas, viabilizando uma aprendizagem real e significativa, trabalhando os conteúdos de forma procedimental e atitudinal, proporcionando ao aluno uma visão globalizada e um desejo contínuo da aprendizagem.

Atividades

Leitura e produção de vários textos comparando diversos gêneros textuais. Pesquisas em livros, jornais, revistas, internet etc. Debates e análise de material proveniente de consulados africanos. Produções artísticas (grupo de música, poesias, desenhos, teatro, danças). Atividades com recursos áudio-visuais, (DVD, rádios, retroprojetores, televisores). Confecção de trabalhos com sucatas. Mostra do projeto, envolvendo gestores, funcionários, professores, alunos e membros da comunidade.

Resultados

Através dos trabalhos desenvolvidos, o relacionamento dos participantes melhorou significativamente. Os alunos se mostraram muito mais estimulados em buscar o conhecimento nas diversas áreas. Seu desempenho em todas as disciplinas foi muito satisfatório: por exemplo, o acabamento e a fi nalização dos trabalhos foram superiores aos dos projetos realizados anteriormente. O ápice do Projeto foi a mostra que se deu de maneira efetiva e proporcionou um novo sentido ao processo de aprender e ensinar

Docentes

Maria Creusa Brasil Pires (Educação Artística), Denise Cardoso de Campo (História), Nirlei Santana de Lima (Inglês), Elaine Cristina Lobato (Filosofia), Antônio Luiz Lopes Carvalho (Língua Portuguesa), Lioiti Hirakawa (Geografia) e Ana Lúcia de Barros Pereira Furquim (Coordenadora pedagógica).

Imagens