Destacar as heranças africanas, inseridas em nosso cotidiano e a compreensão da atual situação dos afro-brasileiros. Nesse sentido, é importante mostrar que a cultura africana é, efetivamente, parte marcante na construção e na formação do povo brasileiro.
Contextualização acerca do assunto em aulas expositivas, fomentando a pesquisa sobre o porquê de tantas desigualdadessociais e preconceitos. Discussões em sala de aula, a partir da releitura de textos referentes ao tema de estudo, refl exões, sínteses, exposição de produção dos trabalhos em sala de aula. Pesquisa de campo, em uma cidade histórica de Alagoas, Penedo, onde os alunos pesquisaram a vida dos africanos que chegaram na época colonial naquela cidade. Exposições de toda pesquisa trabalhada em sala de aula, que envolveu toda a comunidade escolar e do entorno.
Pesquisa bibliográfica e de campo. Discussões, depoimentos, produção de textos, exposição caracterizando o tema, estudo de músicas, produção de maquetes, danças, capoeira. Turmas divididas por subtemas, cada sala caracterizada com objetos, cartazes e explicações elaboradas pelos alunos
Aprendizagem significativa para os alunos no que diz respeito à convivência humana. Superação de preconceitos existentes na escola por religiões afro-brasileira e cor da pele, criando uma harmonia entre toda a comunidade escolar.
Jenaice Israel Ferro, Adélia Vieira da Silva, Maria Sueli Canuto e Elza Pinto