Conhecer mais a história do Brasil, reconhecendo e valorizando negros e negras como sujeitos. Compreender a visão eurocêntrica com relação às sociedades africanas. Analisar criticamente as raízes do preconceito racial no Brasil. Verificar e combater a discriminação racial dentro e fora da escola.
Pesquisa bibliográfica e pela internet. Construção de murais para apresentação do projeto para a comunidade escolar. Apresentação das pesquisas por meio de painéis. Debates em sala de aula. Mesa redonda com a participação de especialistas e alunos envolvidos. Análise de filmes. Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra com teatro, dança, roda de capoeira e feijoada. Capoeira nas aulas de Educação Física. Releitura de obras de arte.
Apresentação da proposta do projeto para as turmas. Exposição dialogada. Pesquisas. Debates. Apresentação das pesquisas através de painéis. Construção de murais, entrevistas, análise de vídeo.
Maior consciência e sensibilidade com relação às questões raciais. Identificação de atitudes preconceituosas por parte dos alunos e repúdio a elas. Aprendizagem de conteúdos de forma lúdica e criativa. Maior integração da escola com a família e comunidade escolar. Verificação de que na escola existe preconceito e discriminação racial em relação aos negros. Verificação por parte dos alunos das lutas e conquistas de direitos pelos negros no Brasil.
Elizabeth Aires Leite, Martinha Araújo Reis, Marciléia Oliveira Bispo, Eunice Pereira de Carvalho e Souza, Rosário Barbosa Reis e Antônio Rodrigues