Romper o silêncio do ambiente escolar com relação à discriminação racial, buscando de maneira clara a igualdade de direitos, o respeito às diferenças, a inclusão da verdadeira historiografia, mudanças de práticas pedagógicas e posturas no cotidiano escolar.
Elaboração de mural pedagógico, fixo e atualizado semanalmente, trabalhando história, cotidiano escolar e datas comemorativas. Foi criado para ser um espaço de conhecimento e informações; Realização de Curso de Formação para Professores.
Pesquisa estatística para identifi car a clientela. No curso Normal, foi trabalhada a questão da inclusão, por meio de contação de histórias nas séries iniciais (trabalho de pesquisa com as alunas e a prática nas turmas da pré-escola e séries iniciais, conforme o curso). As atividades variaram conforme o grupo.
Nova postura das alunas e funcionárias negras, evidenciando a elevação da auto-estima; Participação da diretora e vice-diretora geral, no curso de formação de professores. Conhecimento da história e cultura afro-brasileiras através do mural pedagógico, que é o único espaço que desperta curiosidade e cuidados, pela comunidade escolar.
Ivete Oliveira da Silva, Simone Barrios, Helenira Moraes, Marli Ortiz, Elenice Antunes Participação Indispensável: Sirlei de Oliveira Rodrigues e Marta Dornelles (bibliotecárias) rofessores convidados do Coletivo de Professores Negros para Cursos e Palestras: Ledeci Lessa Coutinho, Rosselane Alves de Souza, Leony Terezinha do Nascimento, Jorge Alvacir de Souza.