Compreender a importância do manejo da água das cisternas (reservatórios de água de chuva da comunidade). Proporações de conscientização perante a comunidade quilombola. Aproximar disciplinas consideradas áridas e difíceis, como a Química e a Matemática, da área de Ciências Humanas, por meio da história e da cultura de uma comunidade quilombola. Divulgar o grupo de coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça.
Procurando atender a lei 10.639/2003, alguns professores planejaram um projeto temático a ser desenvolvido na comunidade quilombola do Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira, PE. A equipe de Química coletou e analisou o pH da água de sete cisternas da comunidade. A de Matemática entrevistou, mediu o volume das cisternas, coletou dados e construiu gráficos. A opção por trabalhar a qualidade da água das cisternas foi motivada pelo fato de a água exercer uma influência direta sobre a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento do ser humano. E, neste caso, evidencia-se por que a comunidade vive em um local de difícil acesso, na região semi-árida e não dispõe de outra água, a não ser a das cisternas.
Palestras, leitura de textos, pesquisa de campo (análise do pH da água de sete cisternas, verificação do volume). Entrevistas, aulas expositivas e práticas de química e matemática. Intervenção na comunidade (ação de conscientização sobre o uso e o manejo da água das cisternas). Apresentação cultural e socialização do projeto para a comunidade escolar.
A aproximação da escola com a comunidade proporcionou uma condição favorável para o aluno sair da posição de expectador passivo, ao trazer para a escola experiências pessoais, sociais e culturais da realidade local. O conhecimento adquirido pôde contribuir para a melhor compreensão de atitudes e ações relativas ao uso e armazenamento de água pela comunidade e para o aluno compreender melhor o mundo em que vive e transformá-lo.
Nadja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida