Voltar

Kophenai Nako – Sobre os Peixes

Objetivo

Promover a produção literário-científi ca dos conhecimentos Baniwa e Coripaco referentes aos peixes da região do Içana, assim como os instrumentos científi cos e técnicos da sociedade de não-índios.

Metodologia

Seguindo a metodologia de trabalho própria da Escola Pamáali, que é o ensino por meio da pesquisa, consultar os mais velhos, registrando as histórias mais antigas e os conhecimentos tradicionais. Nos períodos letivos, dedicar a comunidade escolar à sistematização e ampliação dos conhecimentos de interesses dos alunos, científicos, culturais e históricos próprios e de outras culturas, permitindo a elaboração do livro Kophenai Nako.

Atividades

Pesquisa, durante três anos de trabalho intensivo, com entrevistas e levantamento dos conhecimentos científicos Baniwa e Coripaco e da sociedade de não-índios. Atividade de ensino de acordo com a proposta de interdisciplinaridade. Desenvolvimento de estudos de ecologia de rios, lagos, técnicas de criação, cálculos para avaliação da ecologia de lagos, rios e de viveiros de criação, pH, anatomia, comercialização, mitos, lugares sagrados, técnicas de armadilhas, medidas, lagos e rios, volume de água e biodiversidade. Sistematização de todo o processo da pesquisa durante dois meses de trabalho, discutindo a grafi a das línguas Baniwa e Coripaco e selecionando informações sobre os peixes.

Resultados

Elaborar e publicar a obra Kophenai Nako, que reúne informações sobre 69 peixes de 17 famílias, a classifi cação dos peixes, de acordo com os velhos conhecedores – publicação na língua Baniwa e Coripaco, cumprindo o compromisso da Escola Pamáali de ser um núcleo fomentador da literatura e ciência para o próprio povo. Ela se destina aos jovens, adultos e velhos das comunidades, com registro amplo do conhecimento dos povos Baniwa e Coripaco sobre peixes.

Docentes

Alfredo Feliciano Miguel Brazão, Nazária Montenegro Fontes, Juvêncio da Silva Cardoso, Aparecida Rodrigues, Pedro Fontes, Trinho Paiva Trujillo, Vigico Rivas Paiva, Ronaldo Apolinário, Tiago Pacheco e João Cláudio

Imagens