Voltar

Conexões com a Cultura Negra – Conexão com a África e Conexão Direta ao Coração do Brasil

Objetivo

Discutir a existência de racismo no Brasil e a intolerância étnicareligiosa, além do conceito de raça e etnia. Conhecer o continente africano além da questão da escravidão. Perceber a importância do negro na identidade do povo e da cultura brasileira. Conhecer os valores agregados à cultura africana valorizando a sua herança.

Metodologia

Analisar a imagem do negro na mídia e a abordagem que ela faz sobre as políticas afirmativas. Organização de semana reflexiva aberta à comunidade do Jardim Bonfi glioli, composta por encontros com profi ssionais e educadores negros que contaram sobre suas experiências de vida. Apresentações artísticas e exposição coletiva dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Atividades

Estudo da arte africana e visita ao Museu Afro-Brasil. Produção de máscaras africanas utilizadas na contação de histórias sobre a mitologia africana e afro-brasileira. Dramatização. Identifi cação de valores culturais do africano nas histórias narradas e objetos estudados. Diferenciação do Candomblé, da Umbanda e do Espiritismo. Relação da cultura afro-brasileira e música popular do Brasil. Levantamento de personalidades negras que referenciam a história, a política, a cultura e a arte.

Resultados

Percepção pelos alunos de que a imagem do negro é bela, mas geralmente ignorada pela mídia, presente com destaque apenas em publicações especifi cas e vinculadas a situações pouco positivas, além da ideologia depreciativa nas abordagens dos meios de comunicação sobre as ações afirmativas. Desmistificação de informações deturpadas sobre a cultura negra, o que resultou em atitudes de tolerância, de surpresa pela descoberta da cultura africana e afro-brasileira, além do entendimento de sua origem e em muitos casos de sua própria identidade.

Docentes

Francione Oliveira Carvalho

Imagens