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Conceição das Crioulas: Orgulho e Raça

Objetivo

Conhecer a história do surgimento do quilombo de Conceição das Crioulas. Debater sobre o Projeto Imaginário Pernambucano. Sensibilizar os alunos para a promoção da igualdade racial. Valorizar o negro e a negra na sociedade, como pessoa, profissional e colaborador capaz de solucionar e interagir nas mais diversas problemáticas.

Metodologia

Para a realização do trabalho, foram vivenciadas as seguintes etapas: explicação da proposta de trabalho, leitura, análise crítica de documentos selecionados sobre a temática a partir de textos, artigos, jornais, revistas, músicas e poesias, seminários, socializando esses trabalhos além de exercícios em grupo, individual e em forma pictográfica.

Atividades

Produção de poesia, música, debates, pesquisa dirigida, além de interpretação de textos jornalísticos em um período de 25 aulas. Para desenvolver as atividades foram elencados os seguintes temas: A história do Quilombo Conceição das Crioulas. AQCC, direitos garantidos na Constituição Brasileira de 1988. O Projeto Imaginário Pernambucano. A questão fundiária das terras quilombolas, em especial Conceição das Crioulas. Discriminação, preconceito e racismo, compromisso e responsabilidade da SEPPIR. Retrospectiva da abolição da escravatura no Brasil, em uma abordagem desmistifi cando a fi gura da Princesa Isabel como a “Redentora”. Orientação aos alunos sobre as “brincadeiras”, em sala de aula, que muitas vezes magoam os colegas.

Resultados

Os trabalhos realizados tiveram grande infl uência no que se refere ao conhecimento dos crimes contra o racismo, sobre a questão racial no nosso país e sobre leis que assegurem o cidadão da raça negra. Essa influência tem favorecido aos nossos alunos a possibilidade de se transformar em multiplicadores de informações, minimizando a questão racial da nossa sociedade. Com o envolvimento dos alunos, ocorreu uma mudança de atitude, percebida no relacionamento com os colegas da raça negra, tornando assim mais saudável a relação entre eles.

Docentes

Telma Rejane dos Santos (História) e Vildáquita Bezerra de Lira (Língua Portuguesa)

Imagens